A Câmara de Vereadores de Santa Tereza realizou na noite de terça-feira, 10, uma Sessão Solene de homenagem com a entrega de Título de Mérito Comunitário aos ex-vereadores falecidos na atual Legislatura: Gelito Antônio Mattia e Nédio Baggio Vignatti.
Baseado no protocolo conduzido pelo Regimento Interno da Câmara de Vereadores ocorreu a respectiva Sessão para homenagear os vereadores falecidos na atual legislatura: Gelito Antônio Mattia e Nédio Baggio Vignatti. O requerimento foi efetivado pelos Edis Ademir De Conto (PSD), Gisele Caumo (PSD), Loiri Baldissera (PDT) e Luiz Carlos Riboldi (PDT), sendo o mesmo aprovado por todos os vereadores da Casa.
A homenagem foi realizada somente para estes dois ex vereadores com a justificativa de que ambos faleceram nesta Legislatura, sendo que os demais ex Edis falecidos em gestões anteriores, receberam tributos determinados pelas legislaturas do período referente aos anos de falecimento, de acordo com os registros que constam nas atas da Câmara de Vereadores.
Participaram da Sessão Solene o Presidente da Câmara Cristiano Casagrande, a vereadora Gisele Caumo e os vereadores Luiz Carlos Riboldi, Ivaldo Pissetti, Flávio Pierozan, Ademir De Conto, Loiri Baldissera e Egídio Lava, Chefe de Gabinete Cassiano Bochi, representando o Prefeito Municipal Gilnei Fior, amigos e familiares dos homenageados.
Foi uma noite marcada por emoção. No espaço destinados aos pronunciamentos, os familiares do Edis Gelito Antônio Mattia e o líder de Bancada do MDB, Flávio Pierozan optaram por não se manifestarem. O primeiro pronunciamento foi realizadopor Nei César Baggio Vignatti, familiar de Nédio Baggio Vignatti. Após, fizeram uso da palavra o representante do Prefeito Municipal, o Chefe de Gabinete, Senhor Cassiano Bortolini Bochi, Líder de Bancada do PDT, Vereador Luiz Carlos Riboldi, Líder de Bancada do PSD, Vereadora Gisele Caumo e por último o Presidente da Câmara, e Líder de Bancada do PSDB, Vereador Cristiano Casagrande.
Histórico e Justificativa dos homenageados
Nédio Baggio Vignatti, filho de Nair Baggio Vignatti e Nelcy Luiz Vignatti, e irmão de Nádia Baggio Vignatti e Nei Cesar Baggio Vignatti, nasceu no dia 03 de dezembro de 1976, em Santa Tereza, na época 4º distrito de Bento Gonçalves. Ele faleceu no dia 26 de junho de 2018, aos 41 anos de idade. Formado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) no curso de Bacharelado em Educação Física, Nédio exercia a função de professor, nos ensinos fundamental e médio, nas escolas dos municípios de Santa Tereza, Monte Belo do Sul, Garibaldi e Coronel Pilar. Ele também ensinava xadrez aos estudantes. Por mais de 25 anos esteve envolvido com a Canoagem, modalidadeesportiva de destaque no município, exercendo a atividade, primeiro como competidor, e depois como técnico e professor, na Associação Santa Terezense de Canoagem (ASTECAN), auxiliando, com isso, na formação profissional e pessoal dos alunos.
Ainda na área esportiva, foi professor defutebol nas escolinhas de categorias de base dos municípios de Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Coronel Pilar, atuando no futsal e no futebol de campo. Em coronel Pilar também trabalhou com grupo de terceira idade. No período de 2001 a 2004 exerceu a função de parlamentar, atuandocomo vereador, em Santa Tereza, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Na sua passagem pela Câmara efetuou diversas solicitações, dentreelas a construção de uma quadra de arreia no município, e reparos nas mais diversas áreas do município, como manutenção de estradas, praças, ruas,enfim, atuou sempre com muito zelo e sabedoria, com ideias e projetos de lei que ajudaram no desenvolvimento e crescimento do município.
O professor Nédio, como era conhecido, foi um cidadão que deixou sua marca de muito trabalho e comprometimento com as coisas em que seenvolvia e também de muita amizade e solidariedade com os que eram do seu ciclo de convivência, possibilitou que esta comunidade fosse enaltecidapelo trabalho por ele desenvolvido junto aos adolescentes. Trata-se de uma homenagem à memória de um cidadão de SantaTereza que trabalhou incansavelmente pela sua comunidade e pelos municípios em que passou.
Gelito Antônio Mattia, filho de Sexto Mattia e Ângela Betinelli, já falecidos, nasceu no dia 31 de março de 1950, em Santa Tereza. Em 29 de janeiro de 1977 casou-se com Therezinha Villa e teve dois filhos, Cristiano Mattia e Leticia Mattia. Gelito faleceu no dia 20 de março de 2018, aos 68 anos de idade. Cursou Contabilidade e formou-se em Ciências Econômicas em 1982.
Gelito atuou em diversas entidades, Clube Esportivo de Bento Gonçalves, como Vice Presidente Financeiro, Movelsul como Vice-Presidente da Comissão de Exposição Industrial, na Fimma Brasil como Diretor Financeiro e Vice- Diretor de Divulgação, Movergs como Tesoureiro Geral e foi Sócio fundador do Bento Vôlei em 1998, onde exerceu o cargo de Vice Presidente do ano de 1999 a 2003 e como Presidente do ano 2003 a 2005, também foi Sócio fundador da Lecris Comércio de Representações Ldta em setembro de 1988. No Clube Santa Tereza exerceu atividades na Diretoria e ajudou incansavelmente para a continuação do torneio de verão, tradicional no município, como também em demais eventos organizados por esta entidade.
No período de 2013 a 2016 exerceu a função de parlamentar, atuando como vereador, em Santa Tereza (PDT). Como vereador fez diversas indicações, nas mais diversas áreas, mas o que se pode destacar em seu mandato foram as constantes solicitações das melhorias das Linhas Telefônicas do interior do município, e a manutenção e melhorias das estradas e rodovias, e a construção do asfalto que liga Santa Tereza a Muçum e buscou junto a Deputados emenda para aquisição da retroescavadeira. Em suas falas na Tribuna sempre deixou claro que todos deveriam se unir para um mesmo ideal que se chama a bandeira do município de Santa Tereza e que opiniões poderiam divergir, mas que juntos devemos buscar o desenvolvimento do nosso município. Em sua última fala como vereador na Câmara de Vereadores, Gelito agradeceu a experiência que teve na Casa Legislativa, e disse que talvez não teria alcançado aquilo que gostaria em poder ajudar o município, mas mesmo assim estava de alma tranquila, porque junto aos colegas sempre buscou o melhor para a comunidade Santaterezense.
Ouça na íntegra o áudio da Sessão Solene: https://www.camarasantatereza.com.br/player/24
Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)