Vereadores aprovam projeto que abre crédito especial para aquisição de Retro Escavadeira
O projeto de Lei Municipal nº 1.310/2019 que abre crédito especial de R$ 100.000,00 (cem mil reais) foi aprovado por unanimidades de votos na Sessão da terça-feira, 19 de março, pela Câmara Municipal de Santa Tereza. Segundo a justificativa do projeto, é para atender despesas com o recurso de Convênio com a União, para aquisição de equipamentos, Emenda Parlamentar nº 846756/2017. Durante a discussão do projeto a vereadora Gisele Caumo (PSD) lembrou que o valor de R$ 100.000,00 é oriundo de uma emenda do ex-deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB).
O projeto de Lei Municipal 1.309/2019 está tramitando nas comissões, não foi para votação. A matéria institui o Plano Municipal de Turismo de Santa Tereza.
O Prefeito Gilnei Fior protocolou ofício encaminhado ao Presidente da Câmara Municipal Cristiano Casagrande (PSDB), solicitando a retirada do Projeto de Lei n° 1.306/2019 de 26 de fevereiro de 2019 que altera as Leis Municipais 797 de 01 de outubro de 2007 e 1.544/2018, de 14 de junho de 2018 e dá outras providências, e comunicando que fará republicação da Lei conforme ofício enviado pelo Legislativo juntamente com o parecer da DPM orientando o mesmo a realizar tal procedimento.
Durante a Sessão ocuparam a tribuna os seguintes vereadores: Márcio Pilatti (MDB), Ivaldo Pissetti (MDB), Luiz Carlos Riboldi (PDT), Gisele Caumo (PSD) e Cristiano Casagrande (PSDB).
Em sua fala o vereador Márcio Pilatti (MDB) agradeceu a comunidade da Costa do Rio pela belíssima festa do último final de semana, a todas as pessoas que participaram das comemorações da Semana do Município. Também agradeceu aos envolvidos na elaboração do Projeto do Turismo e questionou que se a cidade era tão turística e ela é, porque o projeto não foi elaborado há mais tempo, tendo em vista que o município têm 27 anos. Ainda falou sobre a terraplanagem que esta sendo feita para instalação da empresa Agroshoes, um investimento de quase um milhão de reais, sobre a empresa que está se instalando no município e gerará 15 empregos, sobre a escadaria da Graciema que será executada, sobre uma futura aquisição de uma retroescavadeira, sobre o asfalto da Comunidade Santa Tecla que está com ordem de início e sobre a obra da reforma da Pinguela. Agradeceu ao Prefeito pela obra do calçamento que está sendo finalizada e falou sobre a questão da água dos poços artesianos que está sendo usada inadequadamente em aviários e sobre a falta de acordo na realização do rodeio. Falou ainda sobre a roçada no interior que não está sendo feita porque a roçadeira está sendo reformada, pedindo assim compreensão dos moradores. “São coisas que estão erradas, bem erradas, que o povo precisa entender, não é de hoje pra amanhã que é feito, isso demora, demora” disse o vereador. “Todo mundo sabe que aconteceu outro problema da patrola. Então, são coisas que acontecem, não é culpa dos Prefeitos, nem dos vereadores e nem dos funcionários. Nós tínhamos outro patrolista que está de férias, tem gente cobrando ah porque o funcionário ficou 70 dias em casa, tudo bem ficou 70 dias em casa, que nem aconteceu com meu primo, que estão me cobrando, nós aprovamos um Projeto aqui na Casa, de 15 dias de licença, ele tinha um mês de férias, que é do direito dele. Todo mundo aqui sabe que temos o transporte escolar e que o motorista passa das 40h e não pode pagar mais de 30h ou 20h que for, aí tudo isso é retornado em férias e não tem o que dizer. Não é correto, mas não tem outra forma” explica o vereador.
Já o vereador Ivaldo Pissetti (MDB) agradeceu a forma de como foi elaborado o Projeto nº 1.309/2019 e falou que teve a satisfação de acompanhar várias reuniões, e fez um agradecimento ao Cassiano Bochi pelo esforço, empenho e dedicação. “Eu percebi que às vezes as pessoas da comunidade não participam, e eu quero aqui fazer o nome se me permitirem, do Gustavo que vinha de Caxias para participar das reuniões, pessoas que vinham de Garibaldi, de Bento para participar. Porque que vinham de Bento, de Garibaldi e de Caxias para participar? Porque as pessoas acreditaram nesse Projeto e acreditam no potencial Turístico de Santa Tereza. Questões que foram esquecidas ou que passaram despercebidas e eu acredito que este Projeto hoje ele podia ser voltado e depois ser incluído, mas a gente respeita a opinião de todos, a gente aceita e nós voltamos a nos encontrar ” fala o Vereador. Em sua fala Pissetti agradeceu a Diretora Executiva da Atuaserra Beatriz Paulus pelo norte e pela forma técnica de seu trabalho na elaboração do projeto.
Em sua fala, o vereador também falou de uma situação triste “Eu tive uma fala aqui na última sessão, e eu quero deixar bem claro, que tudo o que for transcrito, para uma rede social, que a minha fala fosse transcrita na íntegra. Eu não sei se eu fui mal interpretado, eu não sei se eu não falei de forma tão clara, é referente há uma situação constrangedora, que aconteceu aqui na Câmara, a primeira em 2017, o presidente desta Casa, eu só chego este ponto a falar, constrangedora, e agora na semana passada, semana anterior a última Sessão, alguém me mostrou numa rede social, mais ofensas, mais deboches, disseminando o ódio dentro desta comunidade. Nós não precisamos disso, e aqui foi o motivo que eu falei, que o Vereador Riboldi na época, disse um dia num questionamento, e eu mencionei ele, e peço licença de mencionar de novo o nome, que o valor era muito alto em educação, e eu aqui na última sessão disse o seguinte: que o Executivo tem que investir nas crianças, nos jovens, nos adolescentes e investir nos adultos mal educados. Nós precisamos que estas pessoas, tenham o mínimo de respeito com as pessoas que administram o nosso município. Não é possível chegar ao ponto, de achar muito fácil ofender aqui, ou acolá. Ele é uma autoridade no município. O padre da nossa comunidade eu respeito, ele é uma autoridade. E a opinião que eu dei para o Executivo, que processe essas pessoas. Que façam com que eles mostrem a cara e digam por que estão fazendo isso. É desta forma que eu vejo com muita tristeza e ter que vir a esta Tribuna e falar deste assunto” explica o vereador.
Por fim falou sobre os 27 anos de história do município e disse que o dia serve de reflexão a todos, principalmente para os filhos e finalizou parabenizando o município.
Luiz Carlos Riboldi (PDT) ocupou a tribuna e cumprimentou a todos os envolvidos nas festividades comemorativas aos 27 anos de emancipação política de Santa Tereza. Lembrou das pessoas que fizeram parte da comissão de emancipação, do presidente da comissão Denis Jorge Acco e todas as outras pessoas da comunidade envolvidas. Falou sobre o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março e parabenizou às mulheres que procuram seu espaço e igualdade perante os homens e lamentou que no município não fez homenagem a elas. “Nós temos uma Secretária de Assistência Social e não tivemos uma homenagem merecida às mulheres” colocou o vereador.
Ainda em sua fala, lembrou que por inúmeras vezes foi falado em tribuna sobre um vazamento de água em frente à casa de João Bolesina que vem ocorrendo há meses. Também contrariou algumas situações que foram colocadas por um vereador sobre o turismo. “Em 2007 fizemos uma planejamento estratégico sobre o turismo e trabalhamos muito nisso”, disse.
Ainda falou que na época em que foi Prefeito, foi lhe negado a compra de uma retroescavadeira pelo atual prefeito Gilnei Fior que na época fazia parte do Legislativo. Por fim, disse que no ano passado dos 11 milhões do orçamento do município, metade foram gastos com despesa de pessoal.
A vereadora Gisele Caumo (PSD) em sua fala parabenizou o município que completou 27 anos de Emancipação Política. Parabenizou todas as pessoas que se envolveram e se empenharam em prol da independência, parabenizando também todos os prefeitos e suas gestões pelo trabalho desenvolvido ao longo dos 27 anos de história. Parabenizou ainda todas as pessoas que estiveram envolvidas na semana de comemoração do município. Parabenizou também o time de futebol Independente pela realização do almoço em honra a São José. Ainda fez uma colocação ao vereador Márcio Pilatti (MDB), que o dever do vereador além de cobrar e fiscalizar é também avaliar os projetos que chegam ao Legislativo. Lembrou que o projeto relacionado à fisioterapia não foi aprovado com embasamento no Assessor Jurídico e DPM, que orientou o Poder Executivo a republicar a Lei anterior. Referente o Projeto do Turismo, Gisele disse que sempre defendeu a questão do desenvolvimento do Turismo, porém frisou que o Projeto de tal importância chegou a Casa no final do dia da sexta-feira, 15, já para ser votado na terça, 19, por isso considerou inadmissível ser votado e disse não ser uma crítica a quem elaborou o Projeto e sim acrescentar como vereadores. Solicitou ainda ao Poder Executivo que atualize as informações no Portal de Transparência relativo ao ano de 2019, porque em sua consulta ao portal de transparência à vereadora não visualizou nenhuma compra em 2019, somente contratos licitatórios e contratos com dispensa de licitação. Sugeriu ainda, que o portal tenha as informações mais claras e simplificadas para que toda a população tenha condições de acessar e entender o que está exposto. Outra questão que a vereadora lembrou é sobre o problema na fossa do Loteamento Popular Stringhini. Segundo Gisele, já foi cobrado por diversas vezes soluções, e o que vem ocorrendo são reparos momentâneos. “Em dias que há mudanças climáticas é impossível suportar o mau cheiro que exala deste local” explica a vereadora. Gisele também cobrou soluções para os bueiros do Loteamento Popular Stringhini e o bueiro que está localizado entre a pré-escola e a casa do falecido Gelito Mattia, em dias chuvosos os mesmos entopem. Outro problema cobrado desde 2017 é a instalação de um redutor de velocidade em frente à Escola Municipal Descobrindo Caminhos. Falou também, sobre a situação da Escola localizada na Linha Pederneira, onde a capoeira se alastra sobre o local, destacando que o parque infantil está imperceptível diante da dimensão da capoeira. “É lamentável ver um bem público nestas situações de abandono e esquecimento. Eu já sugeri nesta Casa para que retirem o parque deste local, que façam a devida manutenção e o instalem na Praça Norte, local que recebe famílias com crianças, principalmente aos finais de semana” diz Gisele.
Por fim o vereador Cristiano Casagrande (PSDB), parabenizou o município pelos 27 anos de Emancipação Política, parabenizando os vereadores, gestores e todos que virão daqui por diante e também aos munícipes. Ainda falou sobre o projeto do Turismo que o mesmo será aprovado com algumas emendas. Sobre a escadaria da gruta da Graciema, o vereador disse que em março do ano passado, recebeu a informação da ex-deputada Yeda Crusius que o valor da verba já estava liberado. Na época foi solicitado R$ 250.000,00 e a caixa liberou R$ 223.000,00, para ser feito a escadaria. Já faz mais de um ano e o projeto não passou no Legislativo por causa de acessibilidade. “É meio estranho isso aí, como eu disse, acho que vão fazer, começo do ano que vem pra frente, o prefeito falou na rádio que em janeiro iriam começar” disse.
Ouça a integra da Sessão:
https://www.camarasantatereza.com.br/player/7
A Sessão Ordinária, aberta à participação da comunidade, e pelo site da Câmara. A próxima Sessão será no dia 09 de abril às 19h.
Fotos: Juliana Graick
Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)