Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Câmara Municipal

Santa Tereza

menu
Notícias

Câmara aprova quatro projetos durante sessão ordinária


Data: 18 de setembro de 2023

Câmara aprova quatro projetos durante sessão ordinária

 A Câmara de Santa Tereza realizou na terça-feira (12/09) sessão ordinária. Os vereadores analisam um Projeto de Emenda à Lei Orgânica, um Projeto de Decreto Legislativo e dois projetos do Executivo na Ordem do Dia.

Com sete votos favoráveis e dois contra dos vereadores Alencar Zaffari e Domingos Vignatti, foi aprovado o Projeto de Emenda à Lei Orgânica n.º 001/2023 que altera o Art. 14 da Lei Orgânica do Município de Santa Tereza, constituída de presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário, com mandato de dois anos.

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores aprovou as contas do exercício financeiro e fiscal da prefeita Gisele Caumo referentes ao exercício de 2021, do Projeto de Decreto Legislativo n.º 001/2023 que julgou as contas da Prefeitura. O TCE-RS emitiu parecer favorável à aprovação das contas.

Em seguida, foi aprovado por unanimidade de votos, o Projeto de Lei Municipal n.º 1.613/2023 que autoriza a contratação temporária de um agente comunitário 40h semanais, pelo período de seis meses.

Por fim, os vereadores aprovaram por unanimidade de votos, o Projeto de Lei Municipal n.º 1.618/2023, que autoriza o Poder Executivo a conceder isenção total da tarifa de água do município, nos meses de setembro e outubro de 2023. Segunda a justificativa, em razão de evento de calamidade pública, conforme decreto Municipal n.º 1.446/2023, de setembro de 2023. Com a aprovação desta matéria, o Executivo concede isenção total da tarifa de água nas áreas urbanas e da Linha José Júlio e Linha Nova Esperança, nos meses citados acima, com vencimentos em outubro e novembro de 2023.

Explicações Pessoas

Nas explicações pessoas o assunto não foi outro, senão a tragédia que afetou o Vale Taquari. O vereador Loiri Baldissera foi o primeiro a fazer uso da palavra. “Diversas famílias perderam suas casas, seus imóveis, algumas famílias perderam tudo e, o pior de tudo, algumas pessoas perderam a vida. É muito triste e difícil aceitar isso. Peço a Deus que dê força e coragem para todas as pessoas superarem tudo isso. Agradeço os voluntários que vieram de outras cidades, que fizeram suas doações e que ajudaram nesta hora difícil. Agradeço a Brigada Militar, aos   Bombeiros que fizeram resgates, a Prefeita Gisele Caumo e aos funcionários que ajudaram nesta hora difícil”, disse.

O vereador Edu Alison Keller estendeu seu abraço para o povo atingido pela enchente. “É muito difícil falar nesta hora, porque foi muito mais que uma tragédia o que aconteceu em nossa cidade. Em questão de horas o caos se instalou. Às vezes é fácil de falar, de como agir e fazer, mas, nestes momentos a gente vê que realmente não é. Em primeiro momento parabenizo a Administração Pública que teve a ciência e a paciência em salvar vidas” disse que o vereador, finalizando sua fala dizendo que terá certeza que com trabalho e a coragem do povo de Santa Tereza se erguerá. “Por isso é importante nós vereadores nos unirmos”, pontuou.

Brevemente o vereador Domingos Vignatti expressou seus sentimentos às pessoas atingidas pelas enchentes e agradeceu ao povo pela solidariedade prestada. “Temos que dar coragem a todo esse povo que perderam seus bens, precisamos ajudar essa gente”, declarou.

Já o vereador Alencar Zaffari explanou: “Achei que não íamos ter uma sessão tão difícil quanto essa. Não me refiro aos projetos e sim os semblantes dos colegas. A tristeza toma conta de todos. Agradeço à todas as instituições que ajudaram, a Câmara de Vereadores, a Prefeitura Municipal, ao Corpo de Bombeiros, Exercito, empresas privadas e voluntários. Lamento e deixou meu voto de pesar a todas as famílias e agradeço a Deus por não termos nenhuma vítima em nosso município”, pontuou.

Em seguida se pronunciou a vereadora Franciele Abadi, que emocionada disse: “Com certeza, Santa Tereza não merecia e nem outros municípios mereciam essa tragédia. Meus avós de 80 anos, tiveram sua casa levada. É muito triste.  Agradeço a Deus por não termos perdido nenhuma vida e agradeço as pessoas que estiveram ao meu lado e a todos que nos ajudaram fica a solidaria”, ressalta.

A avaliação do presidente da Casa, Ivaldo Pissetti seguiu na mesma linha. Ele disse que viveram uma experiencia que precisa ser repassada aos mais jovens, a solidariedade da comunidade. “A gente não tem como descrever em palavras a solidariedade que Santa Tereza recebeu das pessoas. O agradecimento especial desta Casa a todos os voluntários com alimentação e a todos que se empenharam em ajudar. É preciso sermos solidários com as famílias que perderam tudo o que levaram uma vida para construir.  Eu vivencie vários dias e tudo isso me fez melhor como pessoa, me fez pensar que temos que continuar neste caminho e que não podemos desistir de Santa Tereza” disse. Finalizou, a fala, sugerindo que os encarregados pela manutenção da Barragem, Companhia Energética do Rio das Antas (Ceram) esclarecesse aspectos que possam influenciar na possibilidade de ocorrência de acidente ou desastre.

Para ouvir a sessão na íntegra, acesse a página no facebook: https://www.facebook.com/camarasantatereza/videos/320534823694506

A próxima sessão ordinária será na próxima terça-feira, 26 de setembro, às 19h.


© Copyright 2025. Direitos reservados à Câmara Municipal de Santa Tereza/RS
Dynamika Soluções Web