A Câmara de Vereadores de Santa Tereza realizou na terça-feira, dia 21 de julho, Sessão Ordinária. Não teve matérias encaminhadas pelo Poder Executivo. Vários vereadores discursaram em plenário para lamentar o drama da população Santaterezense, que mais uma vez sofreu com alagamentos na cidade e teve prejuízos em decorrência da última enchente. Os parlamentares manifestaram sua solidariedade às famílias que ficaram desabrigadas. Os vereadores parabenizaram o trabalho de todos que ajudaram. A solidariedade da sociedade em geral em forma de doações de roupas e mantimentos também foi elogiada pelos parlamentares.
A sessão contou com pronunciamentos dos vereadores Ivaldo Pisseti, Marcio Pilatti, Cristiano Casagrande, Loiri Baldissera, Gisele Caumo, Luiz Carlos Riboldi e Ademir De Conto.
O primeiro a se pronunciar foi a vereador Ivaldi Pisseti, que diante das últimas chuvas solicitou ao DAER que providencie uma operação tapa-buraco na RS- 444 até o trevo de Monte Belo do Sul, devido ao grande número de buracos existentes na via. Também falou sobre o que foi vivenciado na enchente, que serviu como aprendizado e disse que como vereador tem a obrigação e dever de organizar a cidade junto com os demais parlamentares, para que seja feito o Loteamento para abrigar as famílias que ficaram desabrigadas, algumas apenas com a roupa do corpo. Solicitou de forma verbal para a Defesa Civil do Município um relatório de tudo o que foi recebido e distribuído para as famílias em Santa Tereza.
Em seguida, o vereador Marcio Pilatti falou sobre uma a verba recebida para ações de combate a pandemia do Coronavírus e sobre o município ser beneficiado com a perfuração de poços artesianos. O vereador sugeriu a contratação de um médico veterinário por parte da Administração Municipal. Ele destacou novamente que a aquisição do profissional irá trazer muitos benefícios para os produtores rurais, trazendo mais agilidade nos serviços, diminuição de custos e aperfeiçoamento de técnicas. Retratou também sobre a enchente, destacando os inúmeros prejuízos causados em muitas famílias. Finalizou agradecendo a solidariedade das pessoas para com Santa Tereza em razão da enchente.
Já o Vereador Cristiano Casagrande agradeceu "a coragem e a determinação" dos envolvidos na ação. “É nessas horas que vemos o poder da solidariedade”, diz agradecendo empresas, Batalhão, Corpo de Bombeiros e pessoas que se solidarizaram diante da enchente. Diz ainda que a Prefeitura precisa fazer um planejamento sobre como ajudar a comunidade caso ocorra uma nova enchente.
Em sua fala na tribuna o vereador Loiri Baldissera falou que a única coisa que funciona em Santa Tereza é a sigla partidária.
A vereadora Gisele Caumo em sua fala na tribuna disse que gostaria de ratificar a Comunidade da confirmação do empenho da emenda no valor de R$ 238 mil para fins de pavimentação de vias urbanas e também comunicou a confirmação do depósito de R$ 50 mil nas contas do município, valor destinado as ações de combate a pandemia Covid-19. Destacou que ambos recursos foram adquiridos em parceria junto aos Deputados Estadual Dirceu Franciscon – PTB e Federal Ronaldo Santini – PTB. Gisele salientou que 2020 está sendo um ano difícil: estiagem, pandemia e enchente e nisso tudo a solidariedade das pessoas se sobressaiu, e por isso rendeu calorosamente um agradecimento especial a todos que ajudaram na reestruturação do município. A Edis encerrou sua fala na tribuna enfatizando que o momento é de união e de exclusão de diferença políticas.
Já o vereador Luiz Carlos Riboldi manifestou sua solidariedade às famílias que foram afetadas na enchente. O vereador agradeceu as doações recebidas e a ajuda de todos os envolvidos nas ações. Ressaltou que o município precisa estar preparado e fazer um planejamento para as enchentes, porque não será o último desastre, já que o município já teve outras enchentes.
Por fim ocupou a tribuna o vereador Ademir De Conto que agradeceu a todos que, de alguma forma, colaboraram na enchente e sugere que seja feito doações somente às pessoas que realmente necessitam, pois algumas famílias foram beneficiadas além de suas necessidades.
Ouça na íntegra a sessão clicando no link:
https://www.camarasantatereza.com.br/player/40
A próxima Sessão Ordinária será no dia 04 de agosto, terça-feira, às 19h, transmitida ao vivo pelo Facebook
Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)